A Teatroteka Itinerante é a expressão máxima, a par com outros trabalhos realizados junto das escolas e em conjunto com as autarquias, da nossa preocupação com a formação de públicos desde o Jardim de Infância até ao Secundário.
A formação dos elementos do grupo e a formação nas escolas e à população sempre estiveram nos objectivos primários da Viv’Arte sendo que a Teatroteka nasce no seio da Viv’Arte quase simultaneamente com a criação do Grupo de Teatro Escola de Oliveira do Bairro, em 1988.
Actualmente a Viv’Arte orgulha-se de percorrer o país de norte a sul, levando a formação artística e cultural junto das populações escolares e não escolares, oferencendo um vasto leque de formações.
As questões do Civismo, da Cidadania e do Ambiente são também preocupações da Companhia de Teatro Viv’Arte. Em todos os seus projectos é fomentado o respeito pelo ambiente e pela conciliação das populações com o meio.
Nasce assim o Viv’Arte Laboratório de Educação Ambiental a fim de criar propostas artísticas que preencham os objectivos necessários a uma educação ambiental efectiva. Muitas dessas propostas constituem-se em peças de teatrais ou instalações educativas sustentadas numa metodologia lúdico-participativa. O espectador tem muitas vezes a oportunidade de ser espect-actor das experiências laboratoriais propocionadas por artistas-educadores.
A Viv’Arte propõe a educação estética ambiental como forma de o ser humano se relacionar com o mundo que habita, tendo como desafio conduzi-lo ao reencontro com as dimensões sensível, afectiva e poética que o compõem.
É um projecto/curso intensivo, realizado anualmente, que visa a formação dos públicos e a sua inclusão directa naquilo que é a VIV´ARTE.
Formações em Teatro, Recriação Histórica, Malabares, Esgrima, Danças das três culturas, Caracterização, Clown, Teatro Improvisacional – Viola Spolin, entre outras matérias, são alguns dos pilares deste curso de Introdução às Artes da Recriação Histórica.
- Entrega de certificado de participação e material didáctico aos que frequentarem o curso completo;
- Possibilidade de estágios remunerados e não remunerados, na Companhia de Teatro Viv’Arte.
A crescente procura ao longo dos anos, por parte da população escolar e académica, não só a nível de estágios profissionais mas também para a redacção de teses de mestrado no âmbito das disciplinas de História, Sociologia, Antropologia e Teatro, levou à criação da Academia Viv’Arte, o que revela a contínua preocupação por parte da VIV´ARTE na manutenção da sua forte componente didáctica e pedagógica.
Assim, a Companhia de Teatro Viv’Arte acolhe anualmente um vasto número de estudantes, que a elegem como local de realização do seu estágio curricular ou profissional, bem como de local de investigação no âmbito da pesquisa académica.
A formação de públicos é inerente a toda a actividade da VIV´ARTE, e não a um segmento específico. A educação artística por nós promovida trespassa todo o nosso país, continente e Ilhas e começa também a ganhar alguma expressão em outros países europeus. Sabe-se pois que a educação artística (ao contrário do ensino artístico que é vocacional) é uma componente fundamental e necessária da educação de todos, formadora de uma cidadania mais participativa e consciente.
Evocamos a História e levamos a cultura a regiões onde a sua escassez é muitas das vezes, flagrante. Por isso e complementarmente à abordagem comum sobre a formação de públicos que incide sobre a educação artística de crianças e jovens o trabalho da VIV´ARTE tem uma expressão mais profunda promovendo essa educação de forma intergeracional. Princípios de natureza antropológica e epistemológica que subjazem à nossa proposta teatral de Recriação Histórica radicam no pressuposto de que a intergeracionalidade constitui um dos valores fundamentais da educabilidade humana. Além de que muitas das vezes é o próprio público que dita as nossas criações. A par com a sua consciência colectiva salvaguardamo-nos também de pontes intergeracionais de cariz histórico.
Não se denotará falta de humildade ao afirmarmos pois que a VIV´ARTE através dos milhares de eventos que tem promovido ao longo destas duas décadas e apoiando-se no seu sentido de responsabilidade social tem vindo a formar um público mais assíduo, consciente e crítico no nosso país e com maior expressão nas camadas sociais mais desfavorecidas a nível cultural.
Outra vertente que merece destaque é o facto de muitas das vezes a nossa formação passar pela criação de “espect-actores” através das formações de inclusão que fazemos junto das escolas e associações locais. Os nossos espectadores passam a fazer parte do nosso grande espectáculo – o Mercado Histórico. Também alguns dos nossos sócios voluntários participam de forma activa nas nossas actividades, como figurantes ou em papéis secundários.
Todos os anos a Viv’Arte, durante o Inverno, dedica boa parte do seu tempo à formação interna dos seus colaboradores.
Anualmente são convidados formadores nacionais e internacionais nas mais variadas áreas de actuação em que incide o trabalho da Companhia. Estas formações são ainda oferecidas pela Viv’Arte a todos os Grupos Satélite que desenvolvam trabalho na mesma área de determinada formação no sentido de promover uma evolução técnico-artística uniforme por entre todos os que colaboram nos seus trabalhos. E sempre que há oportunidade os nossos colaboradores viajam para acções de formação internacionais.
Internamente também alguns com maior desenvoltura e conhecimento em determinada área dão formação específica a todo o restante grupo.