Laboratório de Recriação Histórica
    Instituição Cultural de Utilidade Pública
    Estatuto de Superior Interesse Cultural

Menu
Viv'Arte Outsiders
Alt text
Residência e Laboratório Artístico

A Viv’Arte serve de residência temporária para artistas estrangeiros, que por Portugal permanecem os mais variados períodos de tempo. A Associação enquanto Laboratório de Recriação Histórica propociona o intercâmbio artístico-cultural a nível internacional.

A convite da Viv’Arte vários grupos de esgrima e luta cénica, dança, música e das mais variadas artes performativas concretizam e divulgam o seu trabalho no nosso país.

Enquanto Laboratório Artístico a Viv'Arte promove através das suas actividades a partilha de conhecimentos entre todos os Grupos Satélites, como uma escola viva que cria fluxos de conhecimentos em várias línguas, através das mais variadas peneiras culturais.

Viv'Arte Itália

O Viv'Arte ITÁLIA surge no âmbito da homenagem do CENTRO STORICO DEL FINALE – Associazione Culturale de homenagear a Companhia de Teatro Viv'Arte.

Desde que foi criada a parceria do Centro Histórico com a Viv'Arte que consecutivamente ao Mercado Medieval de Finalleburgo foi atribuído o título da Melhor Manifestação Histórica em Itália, título esse concedido pela Presidência da República Italiana.

Viv'Arte Outsiders - Concurso Internacional

O projecto Viv'Arte OUTSIDERS – Concurso Internacional teve a sua primeira concretização no ano de 2011 e visa convidar em regime de estágio um ou mais artistas provenientes de Itália, França, Inglaterra, Espanha, Brasil, Argentina, Chile e Rússia.

Grupos Satélite

Da experiência laboratorial, e essencialmente na última década de existência da Viv'Arte muitos grupos se foram constituindo, aperfeiçoando e adquirindo competências cénicas de interacção com vários métodos e perspectivas.

Muito nos orgulhamos de vários grupos terem nascido na Viv'Arte, nacionais e europeus e de inclusive os nomes artísticos terem sido dado pelo nosso Director Técnico. Destes e dos outros que connosco também foram crescendo e fazendo-nos crescer, adquiram um estatuto de reconhecimento nos seus países de origem e até de reconhecimento em todo o espaço europeu.

Muitos dos grupos nacionais e estrangeiros que durante anos aprenderam, estudaram e ensinaram dentro deste laboratório vivo que é a Viv'Arte hoje seguem projectos individuais, alguns constituíram-se como Grupos de Recriação Histórica, outros contemporizaram-se, e outros ainda repartem-se circulando elementos de uns grupos para os outros constituindo novos grupos e novas artes. Satisfazemos assim o nosso Objecto Social cuja dimensão já ultrapassa as fronteiras através dos mercados europeus nos quais trabalhamos.